đ§ Introdução
Falaa Devs, se nas ediçÔes anteriores vocĂȘ entendeu que o computador precisa de instruçÔes claras e que programar Ă© basicamente quebrar problemas em etapas lĂłgicas, chegou a hora de dar mais um passo na trilha.
Hoje vamos falar sobre decisÔes.
Sim, o famoso âifâ.
Ou, se preferir em portuguĂȘs: âse tal coisa acontecer, entĂŁo faça isso.â
Mas calma: nĂŁo vamos entrar em cĂłdigo ainda. Antes de digitar qualquer coisa, vocĂȘ precisa entender como ensinar um computador a decidir.
đ Toda decisĂŁo Ă© uma condição
A lógica de programação é cheia de escolhas, mas elas sempre seguem uma estrutura simples:
SE uma condição for verdadeira, ENTĂO faça alguma coisa.
Exemplos do dia a dia:
- Se estiver chovendo, entĂŁo leve um guarda-chuva.
- Se tiver dinheiro, entĂŁo compre o lanche.
- Se o alarme tocar, entĂŁo acorde.
Percebe como usamos isso o tempo todo? VocĂȘ jĂĄ pensa com lĂłgica condicional no seu dia a dia â sĂł falta perceber e aplicar isso nos seus algoritmos.
𧱠Estrutura båsica de uma condição lógica
Vamos entender a forma clĂĄssica:
EXEMPLO:
đ§ O que estĂĄ acontecendo aqui:
Essa estrutura pode ser adaptada para quase qualquer situação em um sistema, site, app ou jogo.
E o melhor: antes de virar cĂłdigo, isso pode (e deve) ser escrito em portuguĂȘs mesmo.
đĄ Exemplo prĂĄtico: vida real x lĂłgica
Vamos supor que vocĂȘ vai abrir um aplicativo bancĂĄrio:
- VocĂȘ digita seu e-mail e senha.
- O sistema verifica se estĂŁo corretos.
- Se estiverem, vocĂȘ entra.
- Se nĂŁo, ele mostra uma mensagem de erro.
Ou seja:
SE e-mail e senha estiverem corretos, ENTĂO permitir o acesso. SENĂO exibir mensagem de erro.
Isso Ă© lĂłgica condicional aplicada. Simples e poderosa.
đČ Outro exemplo: redes sociais
Vamos imaginar uma lĂłgica bĂĄsica do botĂŁo de seguir:
SE vocĂȘ jĂĄ segue a pessoa, ENTĂO mostrar o botĂŁo âDeixar de seguirâ. SENĂO mostrar o botĂŁo âSeguirâ.
Toda essa interação que parece mĂĄgica Ă© construĂda com condiçÔes simples.
đ€Ż Por que isso Ă© importante?
Porque grande parte do que vocĂȘ programa depende de decidir entre dois (ou mais) caminhos. E essas decisĂ”es precisam ser baseadas em condiçÔes bem definidas, como:
- O valor de uma variĂĄvel
- O resultado de um cĂĄlculo
- O estado de algo no sistema (logado, ativo, autorizado…)
Se vocĂȘ nĂŁo entende como montar uma condição, seu programa vai sempre fazer a mesma coisa, mesmo que o cenĂĄrio mude.
đ§ Pensando como um dev (a evolução da lĂłgica)
O legal Ă© que quando vocĂȘ entende isso, vocĂȘ começa a pensar diferente:
- VocĂȘ antecipa situaçÔes e cria respostas diferentes pra cada uma.
- VocĂȘ começa a imaginar âe se…â com mais clareza.
- VocĂȘ enxerga o cĂłdigo como uma ĂĄrvore de decisĂ”es, nĂŁo uma sequĂȘncia linear.
E isso, meu amigo/minha amiga, Ă© a base da lĂłgica condicional.
âïž Antes do cĂłdigo, escreva as condiçÔes no papel
Quer treinar? Aqui vĂŁo alguns desafios simples pra montar suas primeiras estruturas de decisĂŁo:
đ§Ș Mini Desafios (escreva em texto, sem cĂłdigo ainda):
1 – Lanchonete
SE o cliente pedir refrigerante, ENTĂO adicione R$ 5 Ă conta. SENĂO, adicione R$ 0.
2 – Verificação de idade
SE a pessoa tem 18 anos ou mais, ENTĂO permitir acesso. SENĂO, negar.
3 – Controle de luz
SE o botĂŁo estiver ligado, ENTĂO acenda a lĂąmpada. SENĂO, mantenha apagada.
đŻ Desafio da edição:
Crie uma lĂłgica para este cenĂĄrio:
Sistema de biblioteca
âSE o livro estiver disponĂvel, ENTĂO permita o emprĂ©stimo. SENĂO, exiba uma mensagem de âLivro indisponĂvelâ.â
Agora:
- Quais informaçÔes vocĂȘ precisa pra tomar essa decisĂŁo?
- Como vocĂȘ organizaria esses dados?
- Que etapas vĂȘm antes da condição?
Escreve isso no papel. Esquece código por agora. Depois que a lógica estiver clara, o código só vai ser a tradução disso.
đŹ Dica de ouro: treine com situaçÔes reais
Pega situaçÔes simples do seu dia e tenta transformĂĄ-las em lĂłgica de âSE… ENTĂOâ.
Alguns exemplos:
- Se a mensagem for respondida, arquive.
- Se estiver atrasado, mande mensagem.
- Se nĂŁo tiver açĂșcar, tome cafĂ© puro đ
Com o tempo, isso vira automĂĄtico. E quando vocĂȘ for codar, a lĂłgica jĂĄ estarĂĄ resolvida â o cĂłdigo sĂł vai executar o que vocĂȘ pensou.
đ Ferramentas e sites pra praticar
Se quiser praticar lĂłgica condicional com desafios interativos:
- Replit â pra simular seus algoritmos.
- Exercism.io â Ăłtimo pra iniciantes.
- VisuAlgo â pra visualizar estruturas.
- Papel e caneta (sĂ©rio, ainda imbatĂveis).
đŹ Na prĂłxima edição…
Vamos falar sobre laços de repetição â ou seja, como ensinar o computador a repetir tarefas atĂ© uma condição ser atendida.
Ă o famoso for, while e afins, mas claro: explicado com exemplos do mundo real.
đ Compartilha com alguĂ©m que tĂĄ começando? Essa newsletter pode ajudar mais gente a nĂŁo se perder na trilha.
đŹ Deixe seu comentĂĄrio! Vamos trocar ideias e melhorar juntos đâš
đ Minhas Redes Sociais
Instagram – Facebook – Linkedin – PortfĂłlio – DIO
Nos vemos na prĂłxima newsletter đ
Confira nossa edição anterior: clique aqui